Olá galerinha linda!
Hoje venho falar sobre um assunto que é muito importante para o caminho espiritual, a meditação. A meditação de maneira breve pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente, visando alcançar um estado de clareza.
A meditação é praticada por diversas religiões e filosofias ao redor do mundo, até onde sabe-se tem origem na Ásia, mais especificamente na Índia. Atualmente tem até sido praticada de maneira desconectada de religião, como por exemplo quem nunca ouvir falar do Mindfullnes, um termo utilizado pelos ocidentais que buscam ter uma melhor qualidade de vida, diminuindo o stress. Na minha opinião a meditação é muito mais do que apenas uma forma de relaxamento, é muito mais poderosa que isso! Mas o que importa de fato é que a prática alcance e beneficie mais e mais pessoas.
A minha maior experiência de meditação é com o budismo, embora, existam diversos outros grupos que usem a meditação de maneira diversa do budismo, mas cujo o objetivo final é o mesmo.
Mesmo no Budismo, existem diferentes formas de se praticar a meditação. O Budismo possui diversas vertentes, originárias das diversas ramificações dos ensinamentos de Buda, que foram se espalhando mundo à fora. No Zen budismo, costuma-se falar que você pode meditar até fazendo exercícios, se você estiver realmente focado no agora, você pode alcançar o estado meditativo, ou seja, a questão não está realmente em posições ou técnicas, mas sim na sua mente.
Uma coisa que percebi em todas as vertentes do Budismo foi que todos concordam que a pratica da meditação é uma forma de encontrar a lucidez, um caminho para a iluminação e nesse caminho vamos evoluindo passo a passo, até que permaneçamos nesse estado de forma permanente, sem precisar mais da prática. Neste momento estaremos iluminados e livres do processo de reencarnação, da lei do Karma, sairemos da Roda de Samsara, não estando mais sujeitos às coisas mundanas. Estaremos no mundo, mas não pertenceremos ao mundo.
Eu não possuo essa experiência toda, mas o que posso falar sobre a prática da meditação, é que ela não é exatamente como a maioria das pessoas acreditam que seja. As pessoas imaginam que você deva silenciar a sua mente, como que dando uma ordem para a mente: “Silencie agora mente!”, e não funciona assim. Óbvio que em algum momento ela tornar-se-á silenciosa, mas a questão toda está no desapego. Na meditação você observa os pensamentos que vêm e vão, e o trabalho está em não se apegar nos pensamentos. Eles vêm, você percebe que eles vieram, e volta o foco para a respiração. Ou seja, você os observa, eles vão tentar permanecer presos na sua mente, mas você percebe esse processo e retorna para ao foco, nesse caso a respiração. Esse processo é importante para a sua vida, é um aprendizado para se trazer para o cotidiano, quando você estiver tendo pensamentos obsessivos, ou emoções negativas, você usa a prática da meditação e muda o foco daquele processo negativo, transmutando-o.
Outra questão associada ao desapego, é o estar presente no momento atual. Quando você se desapega dos pensamentos que passam na sua mente, que só podem ser sobre o passado ou o futuro. Até mesmo se você pensar sobre “será que vou conseguir meditar”, você não estará focado no momento presente. Você não está conectado com o seu corpo, você não percebe como ele é perfeito e te atende de maneira perfeita, você nem percebe que a vida, entra pelas suas narinas infinitas vezes. O foco no que você está fazendo aqui e agora, te eleva para outro nível de compreensão e você realmente vive o momento. Essa prática te auxilia na caminhada da vida, para viver plenamente os momentos.
Existem diversas outras técnicas que podem te trazer para o estado meditativo, como o uso de mantras, o uso de mandalas, meditações guiadas, vivências, ou seja, é importante que você busque algo com o qual tenha afinidade e não existem erros. Busque o seu próprio caminho, ninguém pode dizer por você qual é o certo.
Então é isso amores! Beijos de luz!
Diana Schrok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário e ajude a melhorar o conteúdo!