Consciência é uma palavra muito forte! A consciência é como a luz, você não percebe que ela existe até que ela acenda. E quando você toma consciência, não tem como voltar atrás, quando você conhece a luz, você não consegue mais se manter na escuridão.
Portanto meu amigo, quando você se torna consciente, não tem como voltar atrás. Haverá sempre aquela voz na sua cabeça te dizendo: não faça dessa forma, você já conhece um jeito melhor. Nesse momento não será mais a voz dos outros te dizendo o que fazer, será a sua voz interna, porque aquilo já se tornou verdade dentro de você.
Bem, eu falei sobre tudo isso pois esta é a chave do consumo consciente. Depois que você percebe, depois que você entende e toma consciência do quanto o consumo indiscriminado está causando mal ao nosso planeta, é impossível ficar parado sem fazer nada.
No Brasil somos uma sociedade em sua maior parte americanizada. Com uma mentalidade de quanto mais melhor, não sei exatamente de onde surgiu isso, mas talvez pela carência de grande parte da população, fica um inconsciente social de que se você tiver e puder comprar mais e mais, você é bom, você tem poder.
Além disso, temos uma mídia que tenta sempre nos convencer que somos incompletos de alguma forma. De que somente seremos completos tendo esse ou aquele bem material, aquele corpo, esse estilo de vida. As mídias são um enorme contribuintes do consumo desenfreado.
O consumo exacerbado não se trata só do comprar, mas de uma atitude social, de o homem se colocar como ser superior, que pensa que tudo no Universo está ali para a sua satisfação. Mas isso é um grande erro, pois em que momento essas pessoas vão perceber que as fontes acabam?! Em algum momento não haverá mais alimento suficiente, em algum momento não haverá mais águas limpa, em algum momento a natureza entrará em colapso.
Enfim, se for difícil mudar drasticamente, vamos dar um passo de cada vez no caminho da consciência. Por exemplo, comece levando suas próprias sacolas para o mercado, você pode achar que não fará diferença, mas o planeta Terra é habitado por aproximadamente 7,53 bilhões de pessoas, imagine se todos fizessem o mesmo, já seria um começo na revolução de atitude, não seria?! Então faz diferença sim baby!
Após esta mudança, que tal não trocar de eletrônicos o tempo todo? Que tal usar os produtos o máximo de sua vida útil e não gerar tanto entulho no planeta? Se for trocar, você pode vender o seu usado para alguém que precise por um preço mais barato, acredite, muitas pessoas estarão interessadas e ficarão muito felizes por comprar com você. Eu costumava dar tudo, mas percebi que as pessoas aceitavam sem precisar de verdade, e acabava tendo aquele efeito de acumulação, só que em outra casa. Usar um produto o máximo de sua vida útil, é uma forma de consumo consciente.
Vamos falar também sobre a água?! Um bem tão importante e mais raro a cada dia, e não só as fontes de água para consumo, também as águas das praias que a cada dia estão mais lotadas de lixo e plástico, e com isso perdemos a vida de inúmeros seres aquáticos. Nesse contexto podemos lembrar que seria maravilhoso levar a própria garrafinha reutilizável de água para a rua e para as praias.
E quanto ao consumo propriamente dito?! Que tal repensar também sobre os nossos hábitos?! Consumir mais, não te trará mais felicidade. O consumo te dá uma sensação superficial de poder, o poder de compra, de adquirir aquelas coisas que todos queriam ter, ou que dizem que você deve ter. Mas será que isso é mais importante do que ter uma família? Será que é mais importante do que ajudar às pessoas?! Será que tanto consumo realmente preencherá algum vazio?! Não, talvez te afaste ainda mais do que realmente te trará felicidade.
Fechando essa ideia a minha intenção é instigar a reflexão e quem sabe motivar alguém a mudar de atitude! Isso já seria maravilhoso! E ai, vamos começar a revolução?! Está mais do que na hora de um novo mundo, uma sociedadeque olha para o lado e se preocupa com o bem estar geral!
Beijos da Di.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário e ajude a melhorar o conteúdo!